Cuidados específicos para a pele masculina
- Climédica BH

- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Durante muito tempo, o cuidado com a pele foi associado quase exclusivamente ao universo feminino. Felizmente, essa visão está mudando, e cada vez mais homens estão buscando informações e produtos para manter a pele saudável, bonita e bem cuidada.
No entanto, o que muitos não sabem é que a pele masculina possui características específicas que exigem cuidados diferenciados.
As principais diferenças entre a pele masculina e feminina são determinadas por fatores hormonais, especialmente pela testosterona, que influencia diretamente na estrutura e no funcionamento da pele. Veja as principais características:
- Pele mais espessa: a pele do homem é, em média, 25% mais espessa do que a da mulher, o que a torna mais resistente, mas também mais propensa à oleosidade.
- Maior produção de sebo: devido à ação hormonal, a pele masculina tende a ser mais oleosa, com maior propensão à acne, cravos e poros dilatados.
- Mais colágeno: os homens possuem maior densidade de colágeno, o que retarda o aparecimento de rugas profundas, embora, quando surgem, sejam mais marcadas.
- Agressões constantes com o barbear: o ato de barbear-se frequentemente pode sensibilizar a pele, causando irritações, foliculite e ressecamento localizado.
Quais são os cuidados essenciais para a pele masculina?
Devido à maior oleosidade, a limpeza da pele masculina é fundamental para evitar o acúmulo de impurezas, prevenir cravos e acne e controlar o brilho excessivo. Use um sabonete facial específico para o seu tipo de pele, de preferência com ação adstringente e que controle a oleosidade, mas sem ressecar.
Muitos homens acreditam que pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso é um mito. A falta de hidratação pode estimular ainda mais a produção de sebo, piorando o quadro. Opte por hidratantes com textura leve, oil-free ou em gel, que não obstruem os poros e ajudam a manter o equilíbrio da pele.
O uso diário de protetor solar é essencial para prevenir o envelhecimento precoce, manchas e o câncer de pele. A pele masculina, por ser mais espessa, muitas vezes resiste mais ao sol, mas isso não significa que esteja protegida. Escolha protetores com toque seco e FPS adequado (no mínimo 30), que ajudem a controlar a oleosidade.
O barbear frequente pode causar irritações, pelos encravados e foliculite. Utilize cremes ou géis de barbear para reduzir o atrito / Prefira lâminas afiadas para evitar traumas / Após o barbear, use produtos calmantes, como loções pós-barba com ação anti-inflamatória e hidratante / Se optar por manter a barba, lembre-se de higienizá-la com shampoos específicos e hidratar os fios e a pele.
Dependendo das necessidades da pele, é possível incluir tratamentos adicionais.
Dr. Norberto Paes Campos é médico e atua há mais de 40 anos na área da saúde e estética, com mais de 30.000 pacientes atendidos.
Fale conosco pelo WhatsApp clique aqui.





Comentários